sábado, 3 de setembro de 2011

POPOL VUH – Dando nome aos bois

VUH – Livro
POP – início da vintena no ciclo do ano dos Maias; em quiché – esteira trançada; assento de autoridade e conselho; festa anual que é representada em hieróglifo maia como um trançado.

POPOL VUH – Escrito na tradição da escrita indígena pré-colonial. Narrativa da criação do mundo e dos ancestrais quiché com direito ao território, feitos da matéria mesma de seu território. Mundo esse que teria sido copiado do próprio livro. Mundo escritura feito de escritura. O mais antigo manuscrito conhecido é uma cópia feita em Rabinal (na Guatemala), de outra cópia feita em Chichicastenango (na Guatemala) do original Maia-quiché do século XVI, por sua vez, cópia do mundo (da Guatemala), cópia, por sua vez, do livro.

Versos 8.133 a 8.149 – Eram pessoas de espírito/Senhores de espírito/Quk Kumatz/E Qo Tuha./Senhores de espírito também eram Kiqab/E Cahuizimah/Sabiam/Se guerra haveria./Claramente eles viam/Tudo o que viam,/Se morte,/Se fome/Se luta sucederia/Eles certamente sabiam/E para isso havia um cristal;/Havia um Livro/Popol Vuh eles o chamaram.

Um comentário: